Escola de Arte INCCAS - Instituto Cultural Caio Santos

Objetivos e Finalidades
A Escola de Arte tem como objetivo oferecer o ensino complementar e transformador e ajudar o aluno desenvolver satisfatoriamente as faculdades mentais: Atenção (concentração), Controle (equilíbrio), Livre Associação e Realização)
Do ponto de vista filosófico:
A arte é o aperfeiçoamento do fazer humano. Estão na arte os mais importantes registros da cultura universal. A consciência, as habilidades motoras, a tecnologia, os avanços científicos, Justiça, Política, Religião, Filosofia, Estética e Ética, são valores que têm suas raízes firmadas na arte.
Sociedade sem arte é sociedade primitiva, viciada, submissa, sem objetivos, confusa, desorganizada, sem rumo…
Do ponto de vista profissional:
A Comunicação Visual cresce vertiginosamente a cada ano, num mundo onde cada parafuso, cada aparelho eletrônico, equipamento mecânico ou sinalização gráfica são concebidos a partir de um protótipo/projeto, realizado por mãos e olhos treinados de designers dos diversos segmentos das artes visuais.
A falta de conteúdo básico fundamental de artes visuais tem sido um freio para o desenvolvimento da cultura brasileira. Gerando assim um mercado carente de profissionais de Artes Visuais capazes de realizar grandes projetos.
É necessário agregar valores que estimulem a retomada do espírito investigativo, pesquisador, criador e empreendedor no aluno.

Como pretendemos fazer isso?

I – Semeando conhecimento e proporcionando condições ao aluno do desenvolvimento e aproveitamento pleno das suas faculdades mentais com o estimulo do amor ao saber;
II – Implantando o processo de ensino-aprendizagem que vê o cidadão como um todo em suas potencialidades especificas, aperfeiçoando suas ações, habilidades motoras e gestoras. Valores estes presentes nos grandes realizadores da Cultura Universal;
III – Sendo um polo de educação e cultura firmado em princípios éticos participativos na sociedade, nos servimos destes valores para orientar o aluno para uma vida consciente de si próprio e da sociedade em que vive;

IV – Ensinando os conceitos básicos fundamentais da arte, para que o aluno durante todo o processo adquira conhecimento, prática e desenvolva as habilidades técnicas necessárias enfatizando a consciência dos valores universais, contribuindo nas escolhas e no posicionar-se de maneira ideal para enfrentar um mercado de trabalho carente porém exigente;

V – Buscar a integração de toda a comunidade escolar (familiares), com artistas emergentes e consagrados, formadores de opinião dos diversos segmentos artísticos e culturais, bem como intercâmbio, municipal, estadual, nacional e internacional. Através dos cursos e ações culturais, feiras, congressos, exposições, palestras e publicações.