Escola de Arte INCCAS - Instituto Cultural Caio Santos

Objetivos e Finalidades
A Escola de Arte tem como objetivo oferecer o ensino complementar e transformador ajuda o aluno desenvolver satisfatoriamente as faculdades mentais : Atenção (concentração), Controle (equilíbrio), Livre Associação e Realização)
Do ponto de vista filosófico:
A arte é   o aperfeiçoamento do fazer humano. Estão na arte os mais importantes registros da cultura universal. A consciência, as habilidades motoras, a tecnologia, os avanços científicos, Justiça, Política, Religião, Filosofia, Estética e Ética, são valores que têm suas raízes firmadas na arte.
Sociedade sem arte é sociedade primitiva, viciada, submissa, sem objetivos, confusa, desorganizada, sem rumo…
Do ponto de vista profissional:
A Comunicação Visual cresce vertiginosamente a cada ano, num mundo onde cada parafuso, cada aparelho eletrônico, equipamento mecânico ou sinalização gráfica são concebidos a partir de um protótipo/projeto, realizado por mãos e olhos treinados de designers dos diversos segmentos das artes visuais.
A falta de conteúdo básico fundamental de artes visuais tem sido um freio para o desenvolvimento da cultura brasileira. Gerando assim um mercado carente de profissionais de Artes Visuais capazes de realizar grandes projetos.
É necessário agregar valores que estimulem a retomada do espírito investigativo, pesquisador, criador e empreendedor no aluno.

 

Como pretendemos fazer isso?

 

 

I – Semeando conhecimento e proporcionando condições ao aluno do desenvolvimento e aproveitamento pleno de suas faculdades mentais com o estimulo do amor ao saber;

 

 

II – Implantando o processo de ensino-aprendizagem que vê o cidadão como um todo em suas potencialidades especificas, aperfeiçoando suas ações, habilidades motoras e gestoras. Valores estes presentes nos grandes realizadores da Cultura Universal;

 

 

III – Sendo um polo de educação e cultura firmado em princípios éticos participativos na sociedade, nos servimos destes valores a orientar o aluno para uma vida consciente de si próprio e da sociedade em que vive;

 

 

IV – Ensinando os conceitos básicos fundamentais da arte, para que o aluno durante todo o processo adquira conhecimento, prática e desenvolva as habilidades técnicas necessárias enfatizando a consciência dos valores universais, contribuindo nas escolhas e no posicionar-se de maneira ideal para enfrentar um mercado de trabalho carente porém exigente;

 

 

V – Buscar a integração de toda a comunidade escolar (familiares), com artistas emergentes e consagrados, formadores de opinião dos diversos segmentos artísticos e culturais, bem como intercâmbio, municipal, estadual, nacional e internacional. Através dos cursos e ações culturais, feiras, congressos, exposições, palestras e publicações.
.
.

Conselho de Administração

Caio Santos

Caio Santos

Presidente

Caio Marcelo de Oliveira Santos, Artista Plástico e Escultor, nasceu em 1960, em São Paulo. Iniciou suas atividades artísticas em 1974, como autodidata. De 1978 a 1986, estudou com o professor Ernesto Aroztegui técnicas e diferentes linguagens das artes plásticas. Sua primeira exposição individual foi em 1980 aos 20 anos, na Sociedade Itabunense de Cultura, Itabuna, Bahia, com o apoio do escritor Telmo Padilha. A partir de 1993 passou a dedicar-se também ao ensino , criando os Cursos de Desenho, Pintura Básico Estrutura e Arte Contemporânea, baseados na teoria da Alfagrafia.

Daniel Figueiredo

Daniel Figueiredo

Diretor Geral

Daniel Figueiredo é Diretor Executivo Nacional e Reitor da UNIVERCidadania, Diretor Geral da Escola de Arte – INCCAS, membro do Bright Minds Global Education Network e do European Intelligence Institute, representante nacional da MPS – Mental Performance Systems de Inglaterra. Formado em História e Historia de Arte pela Universidade Lusíada e em Música pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa, é consultor, pesquisador, escritor e conferencista em Desenvolvimento e Comportamento Humano. Desenvolveu e aprofundou os conceitos de Coaching e Mentoring. Fundou a Escola Carpe Diem onde implantou e desenvolveu projetos pedagógicos e culturais. Ministra palestras e treinamentos focados no desenvolvimento dos talentos humanos e por consequência das organizações.

Verônica Jorge

Verônica Jorge

Diretora Administrativa

Verônica Jorge é Pintora Escultora e Empresária. Com uma intensa e extensa atividade artística e cultural. Está à frente da Administração do INCCAS desde 2004, tendo desenvolvido inúmeras atividades e organizado Eventos, a par de todo o trabalho de gestão e administração do INCCAS – Instituto Cultural Caio Santos. Na Escola de Arte, criou os cursos de Teatro, Música,  Arte Infantil e as Oficinas Culturais. Estudou Artes Visuais na FAAP e em 1998 iniciou o aprefeiçoamento em pintura com o Pintor Caio Santos.