p

Informações

A Escola de Arte concede anualmente 4 Bolsas de Estudo, sendo duas integrais e duas meias.

As Bolsas são concedidas exlusivamente nos Cursos de Pintura e Desenho.

Bolsas de Estudo para Cursos de Pintura, só serão concedidas a alunos que tenham participado no Curso de Desenho.

Z

Requisitos

Podem candidatar-se todas as pessoas que atendam os requisitos* para atribuição de Bolsas de Estudo.

* ver no quadro abaixo “Requisitos”

i

Candidatura

Para efeitos de candidatura, os alunos interessados deverão preencher o formulário próprio.
}

Prazos

As candidaturas podem ser apresentadas em qualquer data, sendo as aprovadas atribuídas se existirem Bolsas disponíveis, ou sempre  que cessarem os períodos de validade das Bolsas em vigor. Todas as bolsas são válidas para o período de um ano*.

* sujeito ao cumprimento do estipulado no Regulamento (ver no quadro abaixo), sobre a interrupção de Bolsas de Estudo.

Informações Gerais

Requisitos
Podem candidatar-se a bolseiros do Escola de Arte, nos Cursos de Pintura e Desenho, todas as pessoas com mais de 14 anos, com comprovada situação de carência que inviabilize a possibilidade de efetuar o pagamento integral, ou parcial, do seu curso. Os candidatos devem preencher devidamente o formulário de candidatura. Todos os candidatos selecionados nessa primeira fase, serão convocados para uma entrevista* decisiva, para a confirmação da atribuição de uma das 4 bolsas (duas integrais e duas meias bolsas).

Para a entrevista, os candidatos devem trazer:

  • Declaração de rendimentos;
  • Comprovante de Residência (recibo de água, luz, telefone ou internet);
  • RG (original);
  • CPF (original).

* Candidatos menores de 18 devem vir acompanhados dos pais, ou Encarregado de Educação, munidos de:

  • Declaração de rendimentos dos pais (ou Encarregado de Educação;
  • Comprovante de Residência dos pais (recibo de água, luz, telefone ou internet);
  • RG do candidato e dos pais, ou Encarregado de Educação (original);
  • CPF do candidato e dos pais, ou Encarregado de Educação (original).

NOTA: A comissão de avaliação da Candidatura para Bolsas de Estudo da Escola de Arte, reserva-se no direito de recorrer aos meios legalmente cabíveis para averiguar a veracidade das informações e declarações prestadas e de não anunciar os critérios que contribuíram para a atribuição das bolsas, assumindo a possibilidade de presidirem critérios de avaliação, eventualmente motivados por fatores humanitários, de bom senso, ou de natureza mais subjetiva e ou delicada que possa sujeitar a exposição dos candidatos aprovados. Igualmente, essa comissão, não está obrigada e prestar informações relativas aos critérios de exclusão dos candidatos.

Regulamento
Os critérios de atribuição das Bolsas de Estudo são da inteira responsabilidade da comissão de avaliação do INCCAS –  Escola de Arte, considerando os requisitos acima mencionados.

Excepcionalmente, o número de bolsas a atribuir, pode variar em função de uma maior ou menor demanda.

A Bolsa pode ser interrompida e cancelada, já depois de atribuída sempre que:

  • Se vier a confirmar a inveracidade das informações e ou declarações prestadas no processo de candidatura. (Neste caso, o candidato terá de devolver o valor corrspondente ás aulas já frequentadas, acrescido de correções e ou multas, bem como eventuais valores indenizatórios;
  • Se os rendimentos do bolseiro (ou do agregado familiar) mudarem significativa e comprovadamente, tornando desnecessário ou não cabível a continuidade da atribuição da Bolsa;
  • Se o bolseiro registrar duas ou mais faltas consecutivas, ou 4 ou faltas alternadas, não justificadas;
  • Por motivo de indisciplina ou mau comportamento, ou aproveitamento do bolseiro.

Obrigações e Beneficios para os Bolseiros

  • Cabe a cada Bolseiro a iniciativa de atualizar o INCCAS de qualquer alteração das informações anteriormente prestadas, bem como de alteração de endereço, atividade profissional e ou acadêmica, estado civil, contato, etc.
  • Aos Bolseiros, está aberta a participação ativa no Clude dos Amigos do INCCAS e no INCCAS Club.
  • Os Bolseiros deverão aceitar se voluntariar no auxilio à organização e realização de eventos do INCCAS, devendo comparecer a todas as convocações que lhe sejam feitas nesse sentido.
  • Eventuais recusas ou indisponibilidades, deverão ser devidamente comprovadas.
  • O ocorrência de 3 ou mais recusas a essa convocação, implica a anulação da Bolsa.
  • A atribuição da Bolsa de Estudos, implica o total conhecimento e concordância com este regulamento e o respetivo cumprimento de tudo o aqui estabelecido.
  • Casos omissos, ou qualquer tipo de situações aqui não contempladas, serão resolvidas pelo Conselho de Administração do INCCAS.
Atribuição
A atribuição das Bolsas de Estudo, considerando o que antes foi exposto, fica ainda condicionada a uma aula experimenal de avaliação* com um professor de Pintura ou Desenho (de acordo com o curso escolhido pelo candidato). Nessa aula, será dada prioridade não aos conhecimentos técnicos e experiência eventualmente adquiridos anteriormente, mas sim à postura e interesse mostrados pelo candidato, assim como o potencial, habilidade e possibilidade de progressão do aluno.

* a não comparência à aula experimental de avaliação, que será agendada previamente de acordo com a disponibilidade do candidato e dos nossos professores, implica na exclusão emediata do candidato, para esse ano.

Após a aula experimental de avaliação, os candidatos aprovados, serão incuidos na lista de Candidatos Finalistas, sendo entre eles, selecionados para a atribuição das Bolsas de Estudo  disponíveis, os que tenham obtido as avaliações mais altas na lista dos Candidatos Finalistas.

Botao_RH_FCG

Bolsas de Estudo esgotadas

As Bolsas de Estudo para 2018, já estão preenchidas. Mas não desanime, nem desista. Faça já a sua candidatura para o próximo ano, inserindo os seus dados à direita e clicando em "Enviar".

Os seus dados foram enviados com sucesso.